Rust é um jogo de sobrevivência desenvolvido e publicado pela Facepunch Studios para Microsoft Windows, OS X e Linux. O jogo só apresenta modos multiplayer. Rust foi inicialmente criado como um clone de DayZ, uma mod popular para o jogo ARMA 2 com a adição de elementos crafting. Lançado originalmente para o Steam como Acesso antecipado no início de dezembro de 2013, o jogo foi totalmente lançado em 8 de fevereiro de 2018.
O objetivo do jogo é sobreviver na região selvagem criando itens usando os materiais recolhidos ou roubados; o jogador começa com apenas uma pedra e uma tocha. Existe apenas um modo multijogador e um conceito predominante em Rust é formar e se juntar a clãs com outros jogadores.
O ataque é uma ação muito comum, geralmente feita em grandes clãs. Desde o primeiro lançamento alfa de Rust, os animais, a caça e a habilidade de fabricar armaduras e armas foram adicionados. Inicialmente apresentou zumbis como inimigos, mas posteriormente os substituiu por ursos e lobos. A radiação também foi removida devido à frustração que estava causando nos jogadores, embora fosse posteriormente reintroduzida.
Ao longo do lançamento alfa de Rust, foi recebido com críticas mistas e muitas comparações com outros jogos de sobrevivência foram feitas, sendo a mais comum a mistura entre a DayZ e a Minecraft. Durante a fase de acesso inicial, os críticos elogiaram o conceito e a jogabilidade do jogo. Em fevereiro de 2014, o jogo já tinha faturado mais de 30 milhões de dólares pelo mundo. Ao fim de maio do mesmo ano, mais de 1,6 milhões de cópias já haviam sido vendidas, com um lucro total de US$ 46,5 milhões de dólares. Em março de 2017, Rust vendeu mais de cinco milhões de cópias. Ao ser totalmente liberado, o jogo recebeu críticas médias.
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